Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 21 de outubro de 2014

"ARTIGO : Gestão é bicho complicado"

 Nesses 38 anos em que acompanho a trajetória das gestões públicas estaduais em Mato Grosso, transformações de grande porte aconteceram mesmo com Dante de Oliveira entre 1995 e 1998. Foi quando para um estado quebrado por heranças financeiras nascidas na divisão do estado, em 1979, cujas obrigações financeiras não foram cumpridas pelo governo federal. A Lei Complementar 31/77 que estabeleceu a divisão determinou que durante dez anos seguintes a 1979 Mato Grosso e Mato Grosso do Sul receberiam 2 bilhões de cruzeiros anuais, 1,7  e 300 milhões, respectivamente para uso em custeio e em investimentos. Não durou mais do que cinco anos porque o governo federal quebrou, com a segunda crise do petróleo, em 1983.
            Trago o assunto porque vejo os primeiros arranhões do governador eleito Pedro Taques com poderes, com setores como cultura, saúde e turismo, daqui a pouco a comunicação, e com os deputados de sua base parlamentar eleita. Lembro Dante de Oliveira porque sua gestão foi muito pedagógica e sustentável.
            Em 1995, ao assumir, as finanças estavam assim: para cada real arrecadado, a administração estadual devia 3, sem contar dívidas enormes com o governo federal. Foi obrigado a fechar o Banco do Estado de Mato Grosso, vender as Centrais Elétricas Matogrossenses, municipalizar a Cia. de Saneamento, fechar as estatais Cohab, Cia de Armazenamento e a Cia. De Desenvolvimento, além, de demitir mais de 10 mil servidores admitidos sem concurso, depois da Constituição estadual de 1989.
            Na realidade, a gestão Dante mudou a cara da administração estadual, deu início ao processo moderno de atração de investimentos que, depois disso, multiplicou-se aos níveis atuais, além de espalhar pelo país e no exterior a imagem de um novo Mato Grosso moderno pronto para receber empresas e novos negócios.
            A gestão Pedro Taques começa com o desafio de dar respostas muito eficazes justamente na questão da gestão. Mas precisará gastar muita saliva e sola de sapato peregrinando entre a Assembléia Legislativa, os tribunais de Justiça e de Contas, o Ministério Público e Defensoria Pública que não aceitam cortes financeiros. Ao contrário. São gastadores de carteirinha. Além lidar com a máquina do Executivo, emperrada, sindicalizada e ineficaz.
            Sem querer fazer profecia absurda, o governador terá que imitar Dante, que chegou a adoecer e a se afastar do governo por três meses, quando precisou fazer a reforma do Estado. Quando fez se reelegeu, deu nova dimensão ao Estado e o preço diluiu-se ao longo dos anos sem queimar a sua imagem. Todos os pensadores e executores ainda estão aí: Valter Albano, Antero Paes de Barros, Júlio Muller, Frederico Muller, Guilherme Muller, Paulo Ronan, Maurício Magalhães, Vivaldo Lopes, Alfredo Menezes entre outros.
Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos